sexta-feira, 13 de maio de 2011

Perigos do Acelerador de Partículas

Acelerador de Partículas 



LHC é a sigla para Large Hadron Collider (Grande Colisor de Hádrons) e está localizado na fronteira entre Suíça e França. O acelerador é de propriedade do CERN.

Dimensão

O LHC é composto de um anel com 27Km de extensão (8,6Km de diâmetro) e está enterrado no solo a uma profundidade média de 100 metros. Ele irá acelerar prótons a velocidades próximas à da luz até colidirem e destas colisões espera-se chegar a respostas sobre a origem do universo. Fiquei impressionado pela foto acima que é apenas de um dos detectores do LHC, é algo realmente gigantesco e supera tudo o que já vi em filmes de Ficção Científica na sua grandiosidade e complexidade. Clique na foto para ver em alta resolução e se impressionar também.

Detector Atlas do LHC.O que se busca

A principal busca é pelo Bóson de Higgs, uma partícula que pelo modelo padrão da física deve ser a responsável pela massa de toda a matéria que existe no universo (e por conseguinte a gravidade). Esta partícula é tão importante que é chamada de Partícula de Deus. Micro buracos negros e monopólos magnéticos também estão entre o que se espera produzir por lá. Mais detalhes podem ser conseguidos clicando nos links fornecidos neste artigo e também nos endereços de referência abaixo, inclusive um modelo 3D para o Google Earth e um vídeo. Amanhã pretendo continuar falando sobre o assunto destacando o projeto LHC@Home e depois farei um comparativo de tamanho com estruturas da ficção.
Imagens – LHC

Nenhum comentário:

Postar um comentário