quarta-feira, 11 de maio de 2011

Instituto Alana- Projeto Criança e Consumo - Campanha


Publicidade infantil gera estresse familiar - Criança e Consumo



Instituto Alana- Projeto Criança e Consumo - Campanha: Obesidade

 

Consumo E Criança - Não Subestime As Crianças.
       
      Os veículos midiáticos estão ganhando força a cada dia, pegando carona com o conceito de globalização que se espalha no vocabulário e cotidiano da população do século XXI, esta população está maravilhada com tanta novidade, que engloba em um único objeto ou serviço: praticidade, estilo, tecnologia e dinamismo. As mídias atuam como difusoras e também como o principal mecanismo dessa tal globalização. Mas, é natural que com tantas ferramentas para difundir a informação, ela aumente. E por conseqüência aumente também a disputa pela atenção do consumidor. Aí chegamos nas análises das estratégias usadas pelo mercado para captar e manter atenção do consumidor, e depois disso conquistar sua fidelidade, uma dessas estratégias é a propaganda, que é alvo de polêmicas, quando se trata de consumo infantil.
      Objetivando a eficácia da mensagem é importante que ela seja direcionada para um público, que pode ser tanto o comprador quanto o consumidor.
      Falando do consumo infantil, as propagandas são direcionadas aos consumidores, que são as crianças e jovens, com elementos que fazem parte do contexto e fantasias dos mesmos, neste caso, o comprador que seria o responsável pela criança será persuadido pela própria.
      Porque os produtos infantis direcionam suas campanhas para as crianças e não para os pais?. A resposta é óbvia e comprovada cientificamente. Bastam 60 segundos para uma criança ser influenciada. Além do mais, 80% da influência de compra de uma casa vem da criança.
      O Instituto Alana está a frente de um projeto importante, o Criança e Consumo, sendo até formador de opinião, porém as propostas e afirmações que fundamentam o projeto deveriam ter como base todas as porções que envolvem o capitalismo e a educação infantil. A instituição afirma que a publicidade faz mal às crianças. Porque segundo eles, estaria causando obesidade infantil, violência na juventude, sexualidade precoce, materialismo excessivo e desgaste nas relações familiares. Afirma...  

Um comentário: