domingo, 1 de abril de 2012

Casacos de pele são febre em semana de moda de Paris

Casacos de pele ganharam as ruas durante a semana de alta-costura de Paris
Foto: Lúcia Müzell/Especial para Terra

Lúcia Müzell
Direto de Paris

Se as entidades de defesa dos animais resolvessem dar uma passadinha nos desfiles da semana de moda de Paris, teriam um ataque: o uso de peles é unanimidade entre as fashionistas que acompanham os desfiles das grandes grifes francesas - e isso que o país vive o inverno mais quente do último século.

Seja em casacos ou em acessórios, coloridas ou ao natural, as peles aquecem as apaixonadas por moda como nenhum outro material e começaram a sair dos armários das europeias já no inverno 2011.

Chegava a ser difícil se encontrar outro tipo de casaco no corpo das convidadas dos desfiles de Armani, Givenchy ou Stéphane Rolland na última terça-feira (24). A forte chuva que estragava o clima da semana de alta-costura de Paris colaborou para a escolha do figurino, embora os termômetros marcassem 6 graus, temperatura agradável para um inverno europeu.

QUE ISSO?

SERÁ QUE ESSA MULHERES JÁ VIRAM COMO É O PROCESSO PARA A RETIRADA DA PELE DO ANIMAL?
NOTEM QUE NENHUMA DELAS SÃO BONITAS ESTETICAMENTE, POIS, ESSA MALDADE TAMANHA APODRECE TODA SUA BELEZA FAZENDO COM QUE INFELISMENTE OS CASACOS BRILHEM MAIS QUE ELAS MESMAS. E NENHUMA DELAS TEM ALEGRIA NO ROSTO PERDENDO ENTÃO, A VERDADEIRA BELEZA.


Dálmatas também fazem parte do comércio de peles, seja para casacos, seja como componentes de móveis, bolsas, etc.
Coelho geneticamente alterado para fornecer mais pelo aos casacos
Infelizmente, ainda há muitas pessoas que consideram chique ostentar animais mortos sobre os ombros e corpo, como nos tempos medievais em que a caça tinha duplo sentido: alimento e abrigo do frio.
Vestuário para dias muito frios, o casaco de peles continua sendo uma ostentação das elites, tipica e tradicionalmente usado para demonstrar as diferenças econômicas entre as classes sociais.

Quando Clodovil Hernandes, estilista brasileiro e deputado federal, resolveu criar um chinelo de chinchilas, foi dissuadido por Versace com o seguinte argumento:

" - Quando o pé de uma empregada doméstica ostentar um chinelo de pele de chinchilla, a madame não irá mais querer casacos de peles!"


Focas, chinchilas, linces, raposas, lontras, visons, milhões de animais são mortos todos os anos.

Apesar dos apelos ecológicos contra a matança de animais indefesos, inclusive em extinção, a procura por casacos de pele continua em alta.


As pessoas consideram de mau gosto expor imagens "violentas"
Então, ostentar um casaco de peles, só porque não está à vista todo o sangrento ritual a que são submetidos os bichos, faz com que seja possível pensar apenas na beleza na hora de vesti-lo?


Espero que possam ainda pensar melhor sobre isso antes que os casacos sejamos nós!
Antes de qualquer coisa, ame ao próximo como a ti mesmo, seja ele de qualquer espécie

Nenhum comentário:

Postar um comentário