domingo, 1 de abril de 2012

Adidas usa pele de cangurus na fabricação de calçados

  Cerca de 11 milhões de cangurus são abatidos anualmente para aproveitar a sua pele, que é usada em todo o mundo na fabricação de vários materiais, nomeadamente desportivos. A sua carne é também vendida e servida em restaurantes por todo o mundo.
  Este massacre, que já contribuiu para a extinção de algumas espécies, pode levar à extinção dos cangurus em alguns anos. A matança destes animais constitui o maior massacre de animais selvagens no mundo, só ultrapassado pelo do bisonte americano no século passado.

  A Austrália exporta mais de 3 milhões de peles de canguru, que valem mais de 12 milhões de dólares, para a Europa e EUA todos os anos. A grande maioria destas peles é usada para fazer botas de futebol, das marcas Adidas, Predator e Umbro XA1, que são vendidas no mundo inteiro. É também usada para luvas de golfe e de baseball. Os produtos estão geralmente marcados como "K leather" ou "RKT" (rubberised kangoroo technology) para esconder o facto de que são feitos de pele de canguru chacinado.
  O Governo australiano aumentou para 7 milhões o número de animais que puderam ser legalmente mortos à poucos anos atrás, número que não inclui os bebês que são também mortos quando as suas mães são alvejadas. No entanto, ultrapassaria o número de 11 milhões.
  Um massacre dessa dimensão pode extinguir estes animais em poucos anos, pois destrói o processo de selecção natural, uma vez que os animais os maiores e os mais aptos são igualmente alvejados.
  Seis espécies de cangurus estão já extintas, mais quatro na Austrália continental e dezessete que estão em perigo ou vulneráveis.
  Usam-se como argumentos para este massacre que os cangurus destroem os campos de trigo ou competem pelos pastos das ovelhas. Estes argumentos não são, contudo, consensuais. A CSIRO (Commonwealth Scientific & Industrial Research Organisation) constatou que 95% dos campos de trigo nunca foram visitados por cangurus. Um outro estudo, realizado pelo Dr Steven McLeod (NSW Agriculture), que examinou se os cangurus vermelhos afectavam os pastos das ovelhas, não encontrou nenhuma competição pela comida entre os animais, mesmo em condições de seca.

Um comentário: